DC Associados contrata nova head para a prática ESG

“How to build a company where the best ideas win”
21 de agosto de 2021
Como as empresas brasileiras podem cuidar do clima e gerar valor
4 de outubro de 2021
mostrar tudo

DC Associados contrata nova head para a prática ESG

Daniela Stump já ocupou o cargo de sócia da área ambiental no Machado Meyer Advogados

Daniela Stump é nova head da prática ESG do DC Associados (Imagem: Divulgação)

Com o olhar para o futuro e atuação no presente, como uma powerhouse de M&A, o escritório Daniel Carneiro Sociedade de Advogados (DC Associados), sediado na Avenida das Nações Unidas (SP), e eleito Mais Admirado na edição de 2020 do Análise Advocacia 15 anos em uma especialidade do Direito, um setor econômico e no estado de São Paulo, contratou Daniela Stump como nova head de ESG (sigla em inglês para “environmental, social and governance”, traduzido para ambiental, social e governança, em português, termo utilizado para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma instituição). A advogada possui sólida experiência na área ambiental corporativa e atuação efetiva em projetos de diversidade e inclusão.

Enquanto líder, Daniela coordenará a equipe visando entregar soluções voltadas à construção e apoio da estratégia de investimento e atuações responsáveis dos clientes. Segundo ela, a ideia é garantir que o escritório esteja em contato constante com stakeholders para entender o papel em temas de ESG, e afirma estar bastante otimista com as perspectivas de trabalhos com as demandas no setor. Na opinião da advogada, o conceito de sustentabilidade vem se concretizando na agenda corporativa e gerando negócios.

“É importante que o jurídico esteja conectado com essa tendência para dar a musculatura necessária para termos efetivamente resultados positivos na economia real”, afirma.

Formada pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutoranda em Direito Ambiental pela mesma instituição, Daniela é especializada em Direito Administrativo pela GVlaw. Em sua experiência mais recente dentro de um escritório, a advogada foi sócia da área ambiental no Machado Meyer Advogados. Lá, segundo ela, teve a oportunidade de trabalhar lado a lado com diversas áreas do Direito corporativo, como M&A, infraestrutura, imobiliário, contencioso e gerenciamento de crises.

Nos últimos dois anos, como consultora da Pluraliza, Daniela adicionou à sua expertise ambiental um olhar mais atento às questões humanas, principalmente na área de Diversidade & Inclusão. Na empresa, a advogada atuou com Anna Carolina Venturini na formatação de projetos para a inclusão de talentos com trajetórias diversas e notáveis, especialmente em organizações que queriam ampliar a diversidade de suas equipes e de suas lideranças.

Convidada pelo próprio sócio fundador, Daniel Carneiro, que a conheceu em um trabalho que fariam em conjunto, Daniela explica que decidiu atuar com ESG para unir a sua expertise em ambiental e atuação em diversidade e inclusão, com o objetivo de prover ferramentas para a concretização de investimentos responsáveis. E por que o DC Associados? Segundo ela, no escritório, viu a oportunidade de implementar os fatores ESG da forma que acredita que deva ser: transversal a todas as competências da firma.

“Há alguns anos passei a estar mais atenta para as questões humanas, que pedem urgência, como equidade de gênero e equidade racial. Com a minha evolução na carreira jurídica, fui agregando ferramentas para lidar com esses temas de uma forma mais sistematizada e voltada para a sua incorporação na agenda da liderança de organizações”, comenta.

No final da entrevista, questionada sobre o fato de que, cada vez mais, nota-se que os escritórios de advocacia vêm dando importância para a prática ESG, Daniela revela o desejo de que o setor tenha efetivamente o envolvimento de profissionais que atuem com sustentabilidade nas áreas geradoras de negócios das empresas e dos escritórios. De acordo com a advogada, o mercado está se organizando para absorver as novas demandas ESG. Por fim, Daniela frisa que a sinalização de uma maior regulação do assunto pela CVM e o olhar mais atento dos fundos de investimento e das instituições financeiras têm pautado os novos trabalhos.

Fonte: https://analise.com/mercado-em-movimento/dc-associados-contrata-nova-head-para-a-pratica-esg